Agosto ainda é seco. A umidade do ar está no piso do ano, a poeira levanta com qualquer brisa e as previsões de chuva são inexistentes. E ainda assim, o Cerrado está florescendo. Para entender por que, é preciso abandonar tudo que achamos saber sobre a relação entre flor e água.
Existe uma pergunta que qualquer visitante curioso faz ao ver um trecho de Cerrado em agosto: como uma árvore floresce sem ter chovido? A lógica intuitiva diz que flor exige água, que água vem da chuva, e que portanto flores e chuva deveriam andar juntas. O Cerrado discorda dessa lógica — e tem razões evolutivas sólidas para isso.
Foram observadas espécies brotando e florescendo ao longo de todo ano. No entanto, houve uma maior concentração da floração no período seco e na transição entre o período seco e o chuvoso. Esse padrão, documentado em estudos fenológicos ao longo de anos na Reserva Ecológica do IBGE em Brasília, revela que a floração no Cerrado não segue o calendário que a intuição sugere. Para muitas espécies, o pico de floração ocorre exatamente nos meses mais secos — julho, agosto e setembro — e não nos meses chuvosos.
Por que florescer na seca
A floração na seca ocorre após a abscisão das folhas e quebra de dormência dos meristemas apicais da parte aérea das plantas, coincidindo com a retomada do crescimento. A floração na primavera durante a seca parece ser o padrão principal da vegetação arbórea do cerrado e das savanas de latitudes próximas ao Equador.
Há pelo menos três razões complementares que explicam por que florescer na seca é uma vantagem evolutiva no Cerrado:
A primeira é a visibilidade. Sem folhas concorrendo pela atenção dos polinizadores, uma árvore florida em copa nua é um sinal visual de alcance muito maior. O ipê-amarelo em plena copa sem folhas pode ser visto a quilômetros de distância. A mesma árvore florida entre folhas verdes seria invisível no conjunto da vegetação.
A segunda é a exclusividade de polinizadores. Na estação chuvosa, quando toda a vegetação está em crescimento ativo, a competição por abelhas, borboletas e beija-flores é intensa — dezenas de espécies disputam os mesmos polinizadores. Na seca, quem floresce tem prioridade quase absoluta sobre os poucos polinizadores ainda ativos.
A terceira — e talvez a mais elegante — é a sincronização com a germinação. A maturação de frutos entre as espécies estudadas foi mais intensa entre os meses de agosto e janeiro. Nossos resultados sugerem que a época de dispersão, germinação de sementes e de estabelecimento de plântulas é um fator importante para sincronizar a maturação dos frutos no início da estação chuvosa. Uma planta que floresce em agosto terá seus frutos prontos em setembro e outubro — exatamente quando as primeiras chuvas chegam, oferecendo às sementes as condições ideais de umidade para germinar.
O mecanismo que aciona a flor sem chuva
A floração independe do regime de chuva da região e a indução floral ocorre por causa de outros fatores — fotoperíodo e dormência, abscisão de folhas.
O fotoperíodo — que estudamos em nossa edição do solstício de junho — é um dos principais reguladores da floração em diversas espécies do Cerrado. Conforme os dias foram se alongando desde o solstício de junho, os fitocromos nas células das folhas e gemas foram acumulando informação luminosa que, ao ultrapassar um limiar específico para cada espécie, dispara a cascata hormonal que culmina na formação dos botões florais.
Há também um mecanismo menos óbvio: a floração ou antese pode ser induzida por reidratação devido à redução da transpiração. Em agosto, com as noites mais longas e mais úmidas do que o pico da seca de julho, o teor hídrico dos tecidos das plantas aumenta ligeiramente — mesmo sem chuva. O orvalho que se forma nas madrugadas de agosto sobre as folhas e galhos, absorvido pela casca e pelos poucos estômatos ainda ativos, oferece o pulso de reidratação que algumas espécies usam como gatilho floral.
O Cerrado não espera a chuva para florescer. Ele usa a ausência da chuva como vantagem competitiva — e usa o crescimento do dia como relógio para saber que a chuva está chegando. É uma antecipação baseada em astronomia, não em meteorologia.
As espécies da pré-primavera
Em agosto, quem percorre o Cerrado com olhos atentos encontra um calendário floral que começa a se enriquecer semana a semana. Houve maior concentração de flores nos meses de maior estresse hídrico — julho e agosto.
A cagaita, que já exploramos na edição anterior, está no auge de sua floração branca e perfumada. A copaíba inicia sua floração discreta de flores amareladas que atraem abelhas desde o amanhecer. O barbatimão continua seu espetáculo de espigas brancas. O tingui (Magonia pubescens) abre suas flores rosadas nos galhos ainda sem folhas. E o mutamba (Guazuma ulmifolia) — uma das árvores mais generosas do bioma em termos de floração — começa a cobrir sua copa de flores amarelo-pálidas que enchem o ar de um aroma suave e persistente.
Em algumas espécies, o efeito do fogo impacta positivamente, estimulando a floração — sendo esta característica um traço adaptativo. Em áreas que passaram por queimadas em julho, é comum observar uma floração mais intensa em agosto do que em áreas vizinhas não queimadas — o fogo remove o acúmulo de biomassa que inibia o crescimento, libera nutrientes imobilizados na serrapilheira e, em algumas espécies, é o próprio gatilho que quebra a dormência dos meristemas florais.
O que isso significa para os polinizadores
Para as abelhas nativas sem ferrão que estudamos em nossa edição sobre meliponicultura, agosto é um mês de transição crítica. As colônias que sobreviveram ao inverno seco com reservas de mel acumuladas estão no limite — e a chegada das primeiras flores de agosto representa o início da recuperação. As operárias que saem em busca de néctar e pólen agora percorrem distâncias maiores do que em qualquer outra época do ano, cobrindo campos inteiros em busca das poucas fontes florais disponíveis.
Esse esforço de forrageamento tem um efeito ecológico imediato: as flores de agosto são polinizadas com uma eficiência quase máxima, porque cada abelha que sai da colônia está altamente motivada a encontrar recursos e realiza visitas extensas a cada fonte floral disponível. É o mercado de polinização funcionando sob escassez — e a escassez, paradoxalmente, tornando o serviço mais eficiente.
A dormência fisiológica evoluiu em espécies e populações do Cerrado associadas a micro-hábitats áridos, onde as sementes são dispersas no final da estação chuvosa, em condições desfavoráveis para o estabelecimento. Outra característica é que essas plantas mostram rápida recuperação a queimadas, de modo que as alterações no ciclo fenológico não persistem após um ano sem fogo.
Agosto é o mês em que o Cerrado começa a revelar que a primavera não é um evento — é um processo. E esse processo começou semanas atrás, invisível, dentro das gemas fechadas e nos fitocromos das folhas que contavam os minutos de luz de cada dia. O que se vê agora em flores abertas é apenas a parte final de uma preparação que o bioma fez em silêncio, enquanto o mundo olhava para a fumaça.
Equipe Trilhas do Planalto

0 Comentários